Leilane Neubarth, celebra mais um ano de vida hoje!
Jornalista, apresentadora e escritora brasileira reconhecida por sua extensa carreira no jornalismo televisivo. Nascida no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1958, ela é uma das figuras mais respeitadas do jornalismo no Brasil, destacando-se por seu profissionalismo, postura impecável e sua habilidade em conduzir reportagens e telejornais de forma clara e envolvente.
A carioca Leilane Neubarth entrou na Globo em 1979, como estagiária. Foi repórter do ‘Fantástico’ e apresentadora do ‘Jornal da Globo’ e do ‘Bom Dia Brasil’. Atualmente, é uma das apresentadoras da ‘GloboNews’.
Leilane Neubarth parece ser movida pela inquietação.
A busca pela notícia já a levou a descer a uma profundidade equivalente a de um edifício de 120 andares, presa por um fio de aço, ao interior de uma mina de esmeraldas, em Santa Terezinha de Goiás; também participou do Rali Granada-Dakar a bordo de um caminhão.
Embora seu rosto tenha sido sempre muito associado à apresentação de telejornais como ‘Bom Dia Brasil’, e ‘Jornal da Globo. Leilane gosta mesmo é de ir para a rua, entrevistar, à procura do curioso, da novidade.
Já esteve presente em grandes aventuras, se lançando na busca pela notícia – como prender-se em um fio de aço para descer a uma profundidade equivalente a de um edifício de 120 andares no interior de uma mina de esmeraldas em Santa Terezinha de Goiás, e participar do rally Granada-Dakar a bordo de um caminhão.
Em Israel, no ano de 2002, encarou os dois lados de uma mesma questão bastante candente à época: entrevistou um dos líderes do grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza, e líderes ortodoxos judeus. Sob o título de Inimigos da Paz, a reportagem foi uma das seis em que procurou mostrar a delicada situação de uma região sempre à beira do conflito.
Na mesma viagem, Leilane também exibiu a busca de saídas para o impasse, como a da comunidade Neve Shalom, onde independente de religião ou nacionalidade, israelenses e palestinos, judeus e muçulmanos mostram que a convivência pacífica é possível.
Leilane foi criada em Brasília, começou a carreira na Globo, ainda como estagiária, em 1979. Antes de se formar, saiu da emissora, para viajar pelo Brasil.
Mais tarde e recém-formada, voltou como contratada. Em 1982, com marido e com um filho pequeno, trocou Brasília pelo Rio de Janeiro, onde acreditava que teria mais chances de crescer profissionalmente.
Um ano mais tarde, mudanças nos telejornais a colocaram no ‘Jornal da Globo’ ao lado de um time de peso: o apresentador Eliakim Araújo, os comentaristas Marcos Antonio Rocha e Jô Soares, o cartunista Chico Caruso, a editora Dilea Frate. “Era o período do fim da ditadura, começo da abertura política, de maior liberdade de informação.
Sua única passagem por outra emissora, a TV Manchete, aconteceu em 1990, Ficou no ‘Programa de Domingo’ cerca de um ano.
após seu retorno a Globo, Em 2003, ela migrou para a GloboNews, canal de notícias da mesma rede, onde assumiu a apresentação do Jornal da GloboNews.
Com um tom sério e bem-informado, Leilane se tornou uma referência no jornalismo ao vivo, conduzindo coberturas de temas políticos, sociais e econômicos com profundidade e precisão.
Ao longo de sua carreira, Leilane recebeu diversas homenagens e prêmios por sua contribuição ao jornalismo brasileiro. Seu estilo é marcado por credibilidade, domínio dos assuntos e uma presença carismática que conquistou o público.
Leilane Neubarth segue como uma inspiração no jornalismo brasileiro, sendo uma figura admirada por várias gerações de profissionais e telespectadores.
Ver insights
Turbinar uma publicação
Todas as reações:
1Wendel Santos