Nascida no Rio Grande do Sul, em 9 de dezembro de 1963, é uma atriz, autora, diretora teatral e produtora teatral brasileira. Tornou-se conhecida por interpretar Eva em Rá-Tim-Bum de 1990 a 1994, e Teodora Abdalla em Haja Coração (2016), além de criar, em 2001, o projeto Terça Insana. Em 2020, interpretou Ermelinda em Salve-se Quem Puder, pela qual foi indicada duas vezes ao Melhores do Ano de Melhor Atriz Coadjuvante: em 2020 e 2021.

Grace é uma gigante dos palcos. Consegue arrancar gargalhadas constantes da plateia, que sai do teatro com a alma mais leve, feliz e de bem com a vida. Para isso, ela diz que sempre busca uma verdade profunda em todas as personagens. “Eu preciso trazer o público para o entendimento delas, por mais que seja uma vilã, uma megera. A minha dedicação em humanizar as personagens que eu interpreto e trazer sempre uma mensagem atrás para que nós, como seres humanos, possamos nos reconhecer e acima nos perdoar.” E cada uma sempre é objeto de muito estudo, leitura, vivência e pesquisa para que possa conseguir traduzir da forma mais ampla possível a trajetória emocional de uma personagem. Em séries mais rápidas e programas de TV, Grace afirma que a personagem se molda ao gosto do público e daí cabe ao ator tem que ter versatilidade e profundidade emocional para isso.

A atriz também gosta muito de ser dirigida, tendo o olhar de alguém para discutir o que está chegando para o público. “Às vezes, a gente acha que está contando uma coisa e não está se comunicando, então, a direção é muito importante.

Estou em fase da minha vida que preciso muito ser dirigida. Quero ir velhinha para o palco aprendendo a cada dia de espetáculo, sei lá quantos anos vou viver, mas estarei no palco e espero estar sendo dirigida por pessoas que respeito e admiro.” Mas o fato da sua ampla experiência como produtora, diretora e autora, sempre ajuda na hora de atuar e facilita a troca com o autor, diretor e outros atores. Além disso, reforça que entende todos os perrengues da produção e diz: “Todo produtor deveria ter um seguro de vida porque, às vezes, é um trabalho insalubre de muito estresse.”

Neste dia especial, fãs e colegas do meio artístico celebram não só sua data de nascimento, mas também sua incrível contribuição à cultura brasileira. Parabéns, Grace Gianoukas, por mais um ano de vida e pela sua trajetória brilhante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *