O Melhor dos anos 70/80/90 e inicio de 2000 você ouve na rádio Planeta Saudade! (A melhor Seleção de Flashbacks do Brasil)

Pepeu Gomes comemora hoje 73 anos de vida!

Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, é um músico brasileiro que despontou nos anos 80 integrando a banda Novos Baianos.
Multi-instrumentista, compositor, arranjador e cantor, Pepeu Gomes se destacou na guitarra, sendo considerado um dos melhores guitarristas do mundo em 1988 pela revista Guitar World.
O músico é ex-marido de Baby Consuelo, com quem também fez parceria musical e teve seis filhos, sendo eles: Sarah Sheeva (1973), Zabelê (1975), Nãna Shara (1976), Pedro Baby (1978), Krishna Baby (1984) e Kriptus Gomes em (1985). Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê integraram o grupo SNZ nos anos 90.
Pepeu teve também uma filha em outro casamento.
Nascido em Salvador, em 7 de fevereiro de 1952, Pedro Aníbal de Oliveira Gomes vem de uma família de músicos.
A mãe era professora de piano e o pai tocava em uma orquestra. Assim, desde criança já tinha facilidade com a música, aprendendo a tocar violão aos 11 anos apenas ouvindo.
É nessa época que forma sua primeira banda, Los Gatos, onde toca contrabaixo. Anos depois, aos 17, integra Os Minos, que chega a lançar dois discos. Mais tarde se junta aos irmão e forma Os Leif’s. Com essa banda Pepeu se apresentou em alguns programas da TV local.
Gilberto Gil assistiu à performance de Pepeu e o convidou para tocar em seu show com Caetano Veloso em 1969, antes deles serem exilados pelo governo ditatorial.
Em 1970 Pepeu assume a guitarra como seu instrumento principal e se junta à Moraes Moreira, com quem integra a banda Novos Baianos junto com Baby Consuelo (agora Baby do Brasil), Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Bola, Baxinho, Dadi e Luiz Galvão.
A partir de então sua carreira como guitarrista se estabelece e mais tarde ele faz parcerias com outros nomes importantes da música brasileira, como Gal Costa.
A carreira solo se inicia em 1978, com o lançamento do álbum Geração do Som. Nesse ano integra a turnê no Montreux Jazz Festival (Suiça) com Gilberto Gil.
Nos anos 80, passa a atuar como cantor e lança discos de sucesso, como Masculino e Feminino e Energia Positiva.
Na década seguinte, volta a fazer parcerias com Moraes Moreira, participa do Rock in Rio e tem música como trilha de novela.
Em 2011, lança o disco inédito gravado em 1979, Eu não procuro o som. Nos anos 2000 lançou um disco instrumental e outros dois álbuns. Em 2022 fez uma turnê com Baby do Brasil que relembra os sucessos dos dois, intitulada Baby e Pepeu a 140 graus.
Pepeu Gomes recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo honrarias por sua contribuição à música brasileira.
Seu legado é marcado pela inovação e pela habilidade em misturar tradições musicais brasileiras com o virtuosismo da guitarra elétrica. Pepeu Gomes continua sendo uma referência para novas gerações de músicos e mantém uma carreira ativa com shows e participações especiais em projetos diversos.

Ver insights
Turbinar um post
Todas as reações:
1Wendel Santos