Heróis da Resistência: Uma Curta Passagem, um Grande Legado na Música Brasileira

Leoni tem no passado duas experiências dignas de menção: ser um dos fundadores do Kid Abelha, grupo no qual permaneceu até o início de 1986, tendo saído por divergências estéticas e desgaste emocional.

Além disso, Leoni queria mais espaço para cantar as letras que compunha e que davam identidade ao canto da vocalista Paula Toller, sua ex-namorada.
Por conta disso, o baixista e compositor principal do Kid Abelha, havia montado uma banda paralela, na qual conseguia por em prática algumas das ideais que vinha tendo e que o seu grupo principal não comportava.
Em algum ponto de 1985, Leoni montou o Heróis da Resistência, com o tecladista Lulu Martin, o baterista Alfredo Dias Gomes e o guitarrista Jorge Shy.
Com esses músicos, ele gravaria três discos, entre 1986 e 1990, ampliando seu raio de ação como compositor e contribuindo para uma das produções mais peculiares dentre as bandas daquele tempo.
Pode parecer pouco, mas a curta trajetória foi o bastante para serem considerados um grupo importante na cena músical daquela época, Os álbuns produzidos foram intitulados como “Heróis da Resistência” (1986), “Religio” (1988) e “Heróis 3” parecem gravados por grupos distintos, tamanha a diferença de abordagem sonora que eles têm.
A estreia, bem sucedida, que gerou quatro singles de projeção nacional, teve inicio com a canção “Nosferatu”, “Esse Outro Mundo”, “Dublê de Corpo” e “Só Pro Meu Prazer”, essa última serviu para consolidar a excelência de Leoni como um dos mais importantes compositores de seu tempo.
Além disso, os músicos que compunham o grupo tinham experiências distintas: Lulu Martin vinha do ambiente do jazz, assim como Alfredo Dias Gomes, ambos com experiências com vários nomes da música brasileira, enquanto o guitarrista Jorge Shy vinha de São Paulo, após participar do grupo Tokyo.
Ou seja, todo mundo era bastante hábil em seu instrumento, algo que se tornou visível nos arranjos e na execução das canções deste primeiro álbum dos Heróis.
Durante o ano de 1986/87, o grupo de Leoni esteve nas paradas e se tornou hitmaker nacional com a balada “Só Pro Meu Prazer”, que entrou na trilha sonora da novela Hipertensão, exibida pela TV Globo às 19h. A Warner, mesma gravadora do Kid Abelha, havia assegurado a Leoni liberdade criativa total, bem como a escolha do formato de seu novo trabalho
Ouvir as produções dos Heróis da Resistência revela uma trajetória curta, mais intensa de uma banda que teve uma importante contribuição no cenário musical na década de 80.